Não tem como negar que os SMS fazem parte das campanhas de marketing e das comunicações das empresas há muito tempo. E grande parte dessa preferência vez da altíssima capilaridade que eles têm – estão presente em quase todos os celulares vendidos e não exigem que seja baixado nenhum aplicativo extra – e porque suas taxas de abertura são incríveis: cerca de 90% dos SMS são lidos nos primeiros 3 minutos do recebimento segundo uma pesquisa da MobileSquare.
Mas ao planejar uma comunicação através de SMS é preciso prestar uma atenção redobrada para o remetente da comunicação, os chamados Senders IDs. Isso porque eles podem fazer toda a diferença entre um bom engajamento e um engajamento mediano na sua campanha. E é neste cenário que entram os Short Codes para SMS.
Você, com certeza, já os viu em ação. E agora vamos te explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre eles para programar a próxima campanha da sua empresa com mais eficácia. Vamos lá?
O que são SMS Short Codes e como eles funcionam?
Os short codes, ou código de acesso de SMS, são números de 5 a 6 dígitos usados por empresas para mandar e receber mensagens SMS e MMS. Eles são comumente utilizados em campanhas de marketing, para interações transacionais e autenticação de dois fatores.
O grande diferencial dos short codes são que eles têm uma capacidade de escala de envio muito maior (acima de algumas centenas de disparos diários já é recomendado o uso deles) e eles conseguem enviar as comunicações com muito mais agilidade – o que permite uma abordagem realmente instantânea para as SMS.
Esses códigos curtos são específicos de cada país e normalmente não permitem que seja utilizado em outras regiões – isso porque cada país utiliza uma operadora diferente e que precisa autorizar o short code naquela região. No Brasil, esse serviço é regulamentado pela Anatel, o que aumenta sua credibilidade e as taxas de entrega.