7 Ações de SMS de Marketing que Você Precisa Conhecer

O SMS é uma das formas mais eficazes de se comunicar com os seus clientes. Com uma taxa de abertura de 98% e uma taxa de resposta de 45%, o SMS supera outros canais de marketing, como e-mail, redes sociais e anúncios online. Além disso, o SMS é rápido, barato e fácil de usar, podendo ser integrado com outras ferramentas e plataformas.

Mas como você pode aproveitar o potencial do SMS para aumentar as suas vendas, fidelizar os seus clientes e fortalecer a sua marca? Neste artigo, vamos mostrar 7 ações de SMS de marketing que você precisa conhecer e aplicar no seu negócio. Vamos lá?

Introdução

O SMS de marketing é uma estratégia que consiste em enviar mensagens de texto para os seus contatos, com o objetivo de promover os seus produtos ou serviços, informar sobre novidades, ofertas, promoções, eventos, lembretes, pesquisas, entre outros. O SMS de marketing pode ser usado em diversas etapas do funil de vendas, desde a atração até a retenção de clientes.

Para fazer uma campanha de SMS de marketing eficiente, você precisa seguir algumas boas práticas, como:

  • Obter o consentimento dos seus contatos para enviar SMS, respeitando as leis e normas de proteção de dados.
  • Segmentar os seus contatos de acordo com o perfil, o comportamento e o interesse de cada um, para enviar mensagens personalizadas e relevantes.
  • Definir os objetivos, as metas e os indicadores de desempenho da sua campanha, para medir os resultados e otimizar as suas ações.
  • Escrever mensagens claras, concisas e criativas, que chamem a atenção e gerem ação dos seus contatos.
  • Testar as suas mensagens antes de enviar, para verificar se estão funcionando corretamente e se não há erros de ortografia ou gramática.
  • Escolher o melhor horário e a melhor frequência para enviar as suas mensagens, de acordo com o seu público-alvo e o seu tipo de negócio.
  • Integrar o SMS com outros canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, site, aplicativo, chatbot, entre outros, para criar uma experiência omnichannel para os seus clientes.

Aprofunde o tema, dando dicas e sugestões

dicas

Agora que você já sabe o que é o SMS de marketing e como fazer uma campanha eficaz, vamos ver algumas ações que você pode implementar para potencializar os seus resultados. Veja a seguir 7 exemplos de SMS de marketing que você pode se inspirar:

  • SMS de boas-vindas: É uma forma de agradecer e de se apresentar para os novos contatos que se cadastraram na sua lista. Você pode aproveitar para enviar um cupom de desconto, um convite para conhecer o seu site ou o seu aplicativo, ou uma dica sobre o seu produto ou serviço. Exemplo: “Olá, Fulano! Seja bem-vindo à nossa loja. Para comemorar, aqui vai um cupom de 10% de desconto na sua primeira compra: BEMVINDO10. Aproveite!”
  • SMS de confirmação: É uma forma de confirmar uma compra, uma reserva, um agendamento, uma entrega, um pagamento, ou qualquer outra ação realizada pelo seu contato. Você pode aproveitar para enviar um código de rastreamento, um lembrete, uma avaliação, ou uma recomendação. Exemplo: “Parabéns pela sua compra, Fulano! O seu pedido foi confirmado e será entregue em até 5 dias úteis. O código de rastreamento é: 123456789. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.”
  • SMS de reengajamento: É uma forma de reativar os contatos que estão inativos há algum tempo, ou seja, que não interagem com as suas mensagens, não visitam o seu site, não abrem o seu e-mail, ou não compram o seu produto ou serviço. Você pode aproveitar para enviar uma oferta exclusiva, uma pesquisa de satisfação, um conteúdo de valor, ou uma mensagem de carinho. Exemplo: “Fulano, sentimos a sua falta! Que tal voltar a comprar conosco e aproveitar essa promoção imperdível: 50% de desconto em toda a loja. Mas corra, é só até amanhã!”
  • SMS de aniversário: É uma forma de parabenizar e de surpreender os seus contatos no dia do aniversário deles. Você pode aproveitar para enviar um presente, um cartão, um vídeo, ou uma mensagem personalizada. Exemplo: “Feliz aniversário, Fulano! Você é muito especial para nós. Por isso, preparamos um presente para você: um vale-compras de R$ 50,00 para usar como quiser na nossa loja. É só digitar o código: ANIVERSARIO50. Aproveite!”
  • SMS de fidelização: É uma forma de recompensar e de estimular os seus contatos a continuarem comprando com você, aumentando o valor do ciclo de vida do cliente. Você pode aproveitar para enviar um programa de pontos, um clube de vantagens, um brinde, ou um benefício. Exemplo: “Fulano, você é um cliente VIP! Por isso, você ganhou 100 pontos no nosso programa de fidelidade. Você pode trocar por produtos, serviços ou descontos na nossa loja. Saiba mais em: www.nossaloja.com.br/fidelidade.”
  • SMS de recomendação: É uma forma de sugerir e de incentivar os seus contatos a comprarem outros produtos ou serviços relacionados ao que eles já compraram ou demonstraram interesse. Você pode aproveitar para enviar uma oferta complementar, uma novidade, uma dica, ou um depoimento. Exemplo: “Fulano, você comprou o livro X na nossa loja. Que tal aproveitar e levar também o livro Y, do mesmo autor? Ele está com um preço especial para você: R$ 19,90. Mas é por tempo limitado. Garanta o seu!”
  • SMS de alerta: É uma forma de avisar e de atualizar os seus contatos sobre alguma situação importante, urgente ou relevante para eles. Você pode aproveitar para enviar um lembrete, uma notificação, uma informação, ou uma orientação. Exemplo: “Fulano, o seu cartão de crédito está prestes a vencer. Não se esqueça de pagar a sua fatura até o dia 10/01/2024. Você pode pagar pelo nosso aplicativo, de forma rápida e segura. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.”

Coloque dúvidas comuns sobre o tema

Você pode ter algumas dúvidas sobre o SMS de marketing, como:

  • Qual é a diferença entre SMS de marketing e SMS transacional?

O SMS de marketing é aquele que tem como objetivo promover o seu negócio, gerar vendas, fidelizar clientes, entre outros. Já o SMS transacional é aquele que tem como objetivo confirmar uma ação, informar um status, enviar um código, entre outros. O SMS de marketing precisa do consentimento do contato para ser enviado, enquanto o SMS transacional não precisa, pois é solicitado pelo próprio contato.

  • Como obter o consentimento dos contatos para enviar SMS de marketing?

Você pode obter o consentimento dos contatos de várias formas, como:

  • Pedir para eles se cadastrarem na sua lista de SMS, por meio de um formulário no seu site, no seu aplicativo, nas suas redes sociais, ou em um evento presencial.
  • Pedir para eles enviarem uma palavra-chave para o seu número de SMS, como SIM, QUERO, OK, ou outra que você definir.
  • Pedir para eles marcarem uma opção de aceite em um contrato, em um termo de uso, em uma política de privacidade, ou em outro documento legal.
  • Pedir para eles responderem a uma mensagem de confirmação, que você enviará após eles se cadastrarem na sua lista de SMS, por qualquer meio.
  • Como segmentar os contatos para enviar SMS de marketing?

Você pode segmentar os contatos de acordo com vários critérios, como:

  • Dados demográficos, como idade, gênero, localização, renda, escolaridade, entre outros.
  • Dados comportamentais, como histórico de compras, frequência de interação, preferências de produtos ou serviços, entre outros.

Conclusão

O SMS de marketing é uma das melhores formas de se comunicar com os seus clientes, gerando mais vendas, fidelização e engajamento. Neste artigo, você aprendeu 7 ações de SMS de marketing que você precisa conhecer e aplicar no seu negócio, como:

  • SMS de boas-vindas
  • SMS de confirmação
  • SMS de reengajamento
  • SMS de aniversário
  • SMS de fidelização
  • SMS de recomendação
  • SMS de alerta

Além disso, você viu algumas boas práticas para fazer uma campanha de SMS de marketing eficiente, como:

  • Obter o consentimento dos seus contatos
  • Segmentar os seus contatos
  • Definir os seus objetivos e metas
  • Escrever mensagens claras e criativas
  • Testar as suas mensagens
  • Escolher o melhor horário e frequência
  • Integrar o SMS com outros canais

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Agora é a sua vez de colocar em prática o que você aprendeu e ver os resultados. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários. Até a próxima!

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